Quem sou eu - Nasci em São Paulo, e adotei Curitiba desde criança, pois adoro esta cidade.

segunda-feira, 2 de março de 2020

Marketing: A crise e as pequenas empresas.

Marketing: A crise e as pequenas empresas.

Perspectivas para 2020. 



Ah se tivesse uma bola de cristal ...


Muitos empresários, principalmente os de pequenos negócios, pensariam dessa maneira: como será 2020? 


Com tantas notícias contraditórias, é capaz de imaginarmos e temermos uma grande crise.


A Europa está em crise:  A França está paralisada, a Alemanha está em recessão, a Espanha, nem se fala e Itália está mais preocupada com os imigrantes. No oriente, a Rússia ameaça, o Japão é parceiro dos americanos e a China diminuiu sua capacidade produtiva. E todos os dias, em manchetes, falam das demandas existentes entre EUA e China. Isso sem falar no continente sul-americano, onde está incluído o Brasil.
As grandes empresas quebram a ponta de seus lápis, em cálculos, em previsões, recontam estoques...

Crise, que crise? 
Mas esperem... aonde estamos?
Então vamos olhar pela janela, assim dizia Peter Drucker, e ver o que realmente está acontecendo.

Onde estamos?
Na Flórida, o Shunshine State, a Terra do Sol. O terceiro maior estado dos Estados Unidos com o quarto maior PIB. Tem uma das melhores indústrias turísticas global, senão hoje, a maior. Melhores e mais bonitas praias, chamativas mesmo no inverno, mantendo temperaturas agradáveis. Indústrias das mais diversas, nas áreas de saúde, tecnologia, aeroespacial e militar. Isso sem contar a indústria da construção, hoje considerada a mais ativa do país e em crescimento. As melhores escolas estão nesse estado.

Os imigrantes que aqui chegam, vem em busca de uma melhor qualidade de vida e de oportunidades para realizarem os seus sonhos. Milhares de pessoas, mudam-se por ano, para a Flórida. 
Essas famílias irão consumir, comprar carros, seus filhos frequentarão as escolas e comprarão ou alugarão casas.

Os números
Mais de 130 milhões de turistas/ano visitam o Sunshine State, e cada um traz no mínimo 1.000 dólares que irão gastar em hotéis e alugueis de casa, passeios, lanchonetes e restaurantes, parques temáticos e praias, navios de turismo, locação de carros, além de compras, muitas compras nos outlets. Só neste setor, as pequenas empresas são as protagonistas.

Indústrias tecnológicas e de saúde, promovem o desenvolvimento da pesquisa, da inovação e de novas tecnologias. Geram empregos com melhores remunerações, ampliam o mercado de trabalho com especializações. Mais de 4 bilhões de dólares estão sendo investidos nessa área nos próximos 3 anos. Necessitam a participação de pequenas empresas como fornecedores. 

Indústria da construção é maior empregadora e sua rede produtiva abrange uma centena de atividades, beneficiando, principalmente as pequenas empresas. A tendência é um crescimento maior para os próximos anos.

Não podemos deixar de lado a parte de investimentos em infraestrutura, são visíveis.  Exemplificando o “trem bala” que ligará Miami a Orlando e Tampa, investindo 3,5 bilhões de dólares nos próximos 3 anos. E continuará gerando empregos e negócios.
A taxa de desemprego, na Flórida, é inferior a 3,6% ao ano e o crescimento de emprego futuro, em 10 anos, será de superior a 50%.

Marketing, a pequena empresa preparada para 2020
Temos as informações necessárias para planejarmos o futuro, sem que precisemos da bola de cristal e encerrarmos 2020 com prosperidade.

Portanto não nos é difícil prevermos o futuro, mas quando Peter Drucker, numa palestra, falou sobre isso. Houve um frisson na plateia.

Mas também não é fácil!

As pequenas empresas devem utilizar instrumentos para terem uma visão clara do ano. Os bons resultados serão atingidos com um bom planejamento.
O nosso planejamento deve analisar cada produto, sua rentabilidade, o tempo de prateleira e o tempo a ele dispensado, além de como está sendo feita a sua distribuição e a forma de comercialização. Se o valor é condizente com a importância aplicada. E se está atendendo o desejo do nosso cliente, pois ele é o sentido da existência da empresa.

Com todas as respostas positivas o resultado é a permanência do produto ou serviço. 
Para criarmos alicerces no planejamento, algumas perguntas vão
nosauxiliar:

1.    Qual é a sua missão?
Somente uma definição clara da missão “é razão de existir da organização e torna possíveis, claros e realistas os objetivos da empresa. A missão é, em essência, o propósito da organização” (Peter Drucker).  

2.   - Qual o nosso plano?
Planejar e planejar, estabelecendo metas, definindo os resultados e os analisando constantemente. 

A missão não se altera, o que alteramos e revisamos são as metas.
Portanto tenha metas bem definidas e sempre as divulgue.
E ao planejar, inclua a introdução da inovação. É pela inovação que superamos os entraves de mercado e nos aproxima do nosso cliente. Pela inovação criamos uma necessidade ao cliente e com isso atendemos as suas expectativas.

No planejamento devemos analisar os fatos ocorridos nos anos anteriores e conhecer os acontecimentos que ocorrerão em 2020 e nos próximos anos, já de conhecimento público e que influenciarão o mercado. Por exemplo eleições presidenciais americanas.   
 
3.   Quais são nossos resultados?
É atender as metas estabelecidas, analisando o desempenho de cada produto, criando estratégias para vendas e aos produtos.  

4.   Quem é o nosso cliente?
Muitas vezes atiramos para todos os lados, sem sabermos exatamente quem é o nosso cliente. Como poderemos focar nossos produtos/serviços se não conhecemos o cliente?

5.   Qual o valor desse cliente?
É ele quem vai gerar o lucro para empresa.  É a razão da existência do negócio.

Algumas recomendações são importantes, como a utilização de ferramentas para divulgar as atividades da empresa e ampliar os processos de venda, como as redes sociais e o web site.
Sempre lidere e comande a sua empresa, instruindo e educando sua equipe para que façam parte ativa da empresa.
E sempre faça a abordagem do seu negócio a partir do ponto de vista do cliente.

Você no comando, aplicando os princípios do marketing e “suando a camisa” poderá vencer 2020, e ter a visão de um próspero futuro.

Mas não se esqueça também de agradecer. Agradeça aos seus clientes, aos seus funcionários, a sua família e principalmente a Deus.

E.Prugner

Um novo Ser


Um Novo Ser

Gostaria  de  ser  diferente,  
Um ser  novo,  
Sem  bagagem,  sem  história
Sem  tempo passado
Somente no Seu perdão!

Não  viria  no  presente,
Talvez sem esperança,  
Mas  por  certo estaria 
Numa  comunhão
No Seu  tempo de agora.

Se  penso  dessa  forma, 
Que  valor  teria  em mudar um  ser,
Mesmo  com  passado  
E com histórias,
Que agora  só  pensa em  viver?

Viver a vida  porque  ela  existe,
Viver coração  porque achou  o caminho
Viver intensamente só  por Fé
Para transbordar  
Na Sua  própria existência.

Eu  te  ofereço a  minha  vida
Em  toda  a  sua  intensidade,
Dos sonhos de agora e do futuro,
Na entrega da Felicidade,
Na vida com Jesus!


E. Prugner

Sou filho de Deus, sim eu sou!


Sou filho de Deus, sim eu sou!

Naquela Igreja, olhando o infinito,
Pensando em Deus!

Uma luz iluminou meus pensamentos,
E como se um anjo a mim falasse:

- “Fecha teus olhos, olha para teu coração,
  Coloca ali um bercinho, o da manjedoura,
  Nele embala a tua criança,
  Nascendo na pureza e olhando um tempo novo!
  Continue, embala no teu abraço,
  Bem mais forte, não tenha medo,
  É você ali, no primeiro sorriso,
  Te encontre, brinque, com esse olhar.
  Vê o coraçãozinho, sinta suas batidas,
  Olhe está brilhando,
  Pois no bercinho, agora está o Menino Jesus.”

Continuei olhando o meu coração...
Naquela Igreja, as luzes se acenderam,
Agradeci orando a Deus,
A música tomou conta de mim,
As lágrimas escorreram, cantei:

“Sou filho de Deus, sim eu sou!”

TENDÊNCIAS: IMAGINANDO UMA NOVA DÉCADA



TENDÊNCIAS:  IMAGINANDO UMA NOVA DÉCADA
Introdução
Conhecer o futuro pode ser uma vantagem competitiva, principalmente no mundo dos negócios.

Não é de hoje a frase: “o mundo está mudando numa velocidade incrível”. Portanto, renovar-se e ter o conhecimento das transformações que surgirão é fundamental. 

Os conhecimentos antropológicos, ajudam-nos a procurar entender os acontecimentos da década anterior, para que de alguma forma, possamos identificar as visões sobre o futuro.

O prefácio de uma década – 2011 / 2020
O mundo mudou, a tecnologia não somente criou novas ferramentas como aproximou pessoas e permitiu que a informação impactasse a todos.
As conexões ficaram mais rápidas, a tecnologia G4 possibilitou a todos terem a internet de alta velocidade em nossas mãos, e o início da era do G-5 nos levará além das fronteiras de nossos atuais conhecimentos, trazendo novos desenvolvimentos da imagem, da comunicação e da velocidade da informação,

Estamos em plena 4ª Revolução Industrial, onde a inteligência artificial, a nano tecnologia e a robótica passam a fazer parte do processo produtivo e do nosso dia a dia.

Hoje vemos aquelas crianças que nasceram e estão crescendo em um mundo conectado e repleto de tecnologia, conhecida por “Geração Z” estarão ligando o passado recente à um futuro imediato. Desconhecem o passado, as invenções que maravilharam as gerações anteriores.

Os impactos que estamos tendo nessa década, quando encerrar, nos levará além das fronteiras de nossos atuais conhecimentos.

Imaginando o futuro

Júlio Verne, quando escreveu “20 Mil Léguas Submarinas”, em 1869, se referiu a um submarino com propulsão atômica. Imaginou o inimaginável para época.
Façamos como Julio Verne, tenhamos a ficção científica em nossa mente quando olharmos pela nossa janela para imaginarmos o “mundo novo”.

Viveremos uma nova década onde a inteligência artificial (AI) comandará a tecnologia e o seu uso será ampliado para todas as áreas. AI fará parte do dia a dia em todas as profissões. Assim todo o profissional deverá estar preparado para usar a AI tanto na sua profissão, como nos negócios.
Em um futuro quase que imediato, será possível encontrar estas e tantas outras ferramentas tecnológicas cada vez mais democráticas e presentes no cotidiano de empresas de todos os portes, permitindo um crescimento exponencial para os pequenos empreendedores.
A proliferação dos chamados “dispositivos conectados” estará em todas as partes; seja em casa, na rua, no trabalho ou nos veículos. 

Enfim, esses sensores inteligentes se conectarão aos celulares agregando as diferentes fontes de informações.

Vamos imaginar a robótica e as máquinas superinteligentes produzindo todos os tipos de bens na indústria, no comércio e nos serviços. Será o fim de muitas atividades, e muitos empregos deixarão de existir.

Mas, haverá mudanças no comportamento humano?

O Desenvolvimento Sustentável
O Desenvolvimento Sustentável assumirá um papel fundamental em nosso futuro, envolvendo o cidadão, a sociedade, empresas, governo e entidades.
Com a união de todos, será possível a intervenção em prol do desenvolvimento conjunto, sustentável, levando em consideração a inclusão social, o crescimento econômico e a proteção ambiental.
Em todos os segmentos da sociedade, as pessoas estarão voltadas para crescimento pessoal e informações para entender este mundo novo, passaremos a interagir de forma positiva com a comunidade e encontrar o Desenvolvimento Sustentável.
Essa mudança de atitude, levará em conta as suas repercussões sociais, econômicas e ambientais, conduzindo a soluções de problemas como a erradicação da pobreza extrema, a redução das desigualdades sociais, uma melhor distribuição de renda, e a proteção do planeta.
Teremos uma nova forma de vida e as viagens espaciais já não serão mais um sonho distante, e conviveremos com tantas outras tecnologias, como carros voadores e autônomos, energia solar e eólica.

Sonhos? Imaginação?
Não, O Desenvolvimento Sustentável, como é chamado ODS, faz parte de um documento assinado por 193 países no qual firmaram a Agenda 2030, é um plano de ação para as pessoas, prosperidade, planeta, parceria e paz.

É necessário o comprometimento com uma aprendizagem permanente, a fim de conseguirmos progressos nessa agenda transformadora, pois temos pela frente uma nova década: 2021 está chegando!

Que Deus ilumine e proteja a humanidade!

E. Prugner

(*) antropologia, à ciência que estuda a espécie humana, tendo em conta a sua origem, desenvolvimento (físico, social, cultural), modo de agir, peculiaridades raciais, costumes, crenças etc.