Marketing: A crise e as pequenas empresas.
Perspectivas para 2020.
Ah se tivesse uma bola de cristal ...
Muitos empresários, principalmente os de pequenos negócios, pensariam
dessa maneira: como será 2020?
Com tantas notícias contraditórias, é capaz de imaginarmos e temermos
uma grande crise.
A Europa está em crise: A França
está paralisada, a Alemanha está em recessão, a Espanha, nem se fala e Itália
está mais preocupada com os imigrantes. No oriente, a Rússia ameaça, o Japão é
parceiro dos americanos e a China diminuiu sua capacidade produtiva. E todos os
dias, em manchetes, falam das demandas existentes entre EUA e China. Isso sem
falar no continente sul-americano, onde está incluído o Brasil.
As grandes empresas quebram a ponta de seus lápis, em cálculos, em
previsões, recontam estoques...
Crise, que crise?
Mas esperem... aonde estamos?
Então vamos olhar pela janela, assim dizia Peter Drucker,
e ver o que realmente está acontecendo.
Onde estamos?
Na Flórida, o Shunshine State, a Terra do Sol. O terceiro
maior estado dos Estados Unidos com o quarto maior PIB. Tem uma das melhores
indústrias turísticas global, senão hoje, a maior. Melhores e mais bonitas
praias, chamativas mesmo no inverno, mantendo temperaturas agradáveis.
Indústrias das mais diversas, nas áreas de saúde, tecnologia, aeroespacial e
militar. Isso sem contar a indústria da construção, hoje considerada a mais
ativa do país e em crescimento. As melhores escolas estão nesse estado.
Os imigrantes que aqui chegam, vem em busca de uma melhor qualidade de vida e de oportunidades para realizarem os seus sonhos. Milhares de pessoas, mudam-se por ano, para a Flórida.
Essas famílias irão consumir, comprar carros, seus filhos
frequentarão as escolas e comprarão ou alugarão casas.
Os números
Mais de 130 milhões de turistas/ano visitam o Sunshine
State, e cada um traz no mínimo 1.000 dólares que irão gastar em hotéis e
alugueis de casa, passeios, lanchonetes e restaurantes, parques temáticos e
praias, navios de turismo, locação de carros, além de compras, muitas compras
nos outlets. Só neste setor, as pequenas empresas são as protagonistas.
Indústrias tecnológicas e de saúde, promovem o desenvolvimento da pesquisa, da inovação e de novas tecnologias. Geram empregos com melhores remunerações, ampliam o mercado de trabalho com especializações. Mais de 4 bilhões de dólares estão sendo investidos nessa área nos próximos 3 anos. Necessitam a participação de pequenas empresas como fornecedores.
Indústria da construção é maior empregadora e sua rede produtiva abrange uma centena de atividades, beneficiando, principalmente as pequenas empresas. A tendência é um crescimento maior para os próximos anos.
Não podemos deixar de lado a parte de investimentos em infraestrutura, são visíveis. Exemplificando o “trem bala” que ligará Miami a Orlando e Tampa, investindo 3,5 bilhões de dólares nos próximos 3 anos. E continuará gerando empregos e negócios.
A taxa de desemprego, na Flórida, é inferior a 3,6% ao
ano e o crescimento de emprego futuro, em 10 anos, será de superior a 50%.
Marketing, a pequena empresa
preparada para 2020
Temos as informações necessárias para
planejarmos o futuro, sem que precisemos da bola de cristal e encerrarmos 2020
com prosperidade.
Portanto não nos é difícil prevermos o
futuro, mas quando Peter Drucker, numa palestra, falou sobre isso. Houve um
frisson na plateia.
Mas também não é fácil!
As pequenas empresas devem utilizar
instrumentos para terem uma visão clara do ano. Os bons resultados serão
atingidos com um bom planejamento.
O nosso planejamento deve analisar cada
produto, sua rentabilidade, o tempo de prateleira e o tempo a ele dispensado,
além de como está sendo feita a sua distribuição e a forma de comercialização.
Se o valor é condizente com a importância aplicada. E se está atendendo o
desejo do nosso cliente, pois ele é o sentido da existência da empresa.
Com todas as respostas positivas o resultado
é a permanência do produto ou serviço.
Para criarmos alicerces no planejamento,
algumas perguntas vão
nosauxiliar:
1.
Qual é a sua
missão?
Somente uma definição clara
da missão “é razão de existir da organização e torna possíveis,
claros e realistas os objetivos da empresa. A missão é, em essência,
o propósito da organização” (Peter Drucker).
2.
- Qual o nosso plano?
Planejar e planejar, estabelecendo metas,
definindo os resultados e os analisando constantemente.
A missão não se altera, o que alteramos e revisamos são as metas.
Portanto tenha metas bem definidas e sempre as
divulgue.
E ao planejar, inclua a introdução da inovação.
É pela inovação que superamos
os entraves de mercado e nos aproxima do nosso cliente. Pela inovação criamos
uma necessidade ao cliente e com isso atendemos as suas expectativas.
No planejamento devemos analisar os fatos ocorridos nos anos anteriores e conhecer os acontecimentos que ocorrerão em 2020 e nos próximos anos, já de conhecimento público e que influenciarão o mercado. Por exemplo eleições presidenciais americanas.
3.
Quais são
nossos resultados?
É atender as metas estabelecidas, analisando
o desempenho de cada produto, criando estratégias para vendas e aos produtos.
4.
Quem é o
nosso cliente?
Muitas vezes atiramos para todos os lados,
sem sabermos exatamente quem é o nosso cliente. Como poderemos focar nossos
produtos/serviços se não conhecemos o cliente?
5.
Qual o valor
desse cliente?
É ele quem vai gerar o lucro para
empresa. É a razão da existência do
negócio.
Algumas recomendações são importantes, como a
utilização de ferramentas para divulgar as atividades da empresa e ampliar os
processos de venda, como as redes sociais e o web site.
Sempre lidere e comande a sua empresa,
instruindo e educando sua equipe para que façam parte ativa da empresa.
E sempre faça a abordagem do seu negócio a
partir do ponto de vista do cliente.
Você no comando, aplicando os princípios do
marketing e “suando a camisa” poderá vencer 2020, e ter a visão de um próspero
futuro.
Mas não se esqueça também de agradecer.
Agradeça aos seus clientes, aos seus funcionários, a sua família e
principalmente a Deus.
E.Prugner