Quem sou eu - Nasci em São Paulo, e adotei Curitiba desde criança, pois adoro esta cidade.

sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Uma Nova Guerra no Mercado

Uma Nova Guerra no Mercado

Nem H. G. Wells (Herbert George Wells), autor de diversos livros de ficção entre eles “Guerra dos Mundos” (1898), teria a imaginação em escrever o que vivemos no mundo de hoje. Nem mesmo o conhecido cineasta Orson Welles que colocou no ar, numa emissora de rádio, em 1938, a “novela” Guerra dos Mundos e apavorou meia Estados Unidos, causaria tanto pânico como o coronavírus. 

Começava o mundo a caminhar, em progresso, para o século XXI, quando foi barrado abruptamente por um vírus, que não se sabe de onde veio, quais são suas reais causas e como eliminá-lo, já que havia dominado o planeta.

Foi acompanhado por uma imprensa, inescrupulosa, que trouxe notícias alarmantes, contraditórias e infundadas. Conduzindo as populações à acreditarem numa catástrofe de final dos tempos.

Repetimos: “o mundo mudou”!

Os relacionamentos interpessoais e os conceitos empresariais estão sofrendo mudanças num processo rápido com adaptações empíricas. Os resultados são imprevisíveis e que na verdade se transformarão num efeito dominó, em mudanças jamais ocorridas na História da humanidade.

Restaurantes fecharam suas portas, pois ninguém mais se sentava em suas mesas. Mercados tradicionais pediram concordata, e o que falar de grandes lojas e de empresas que simplesmente faliram?

Quando tudo parecia um oceano azul, parafraseando W. Chain Kim e Renée Mauborgne – autores do best-seller “Estratégias do Oceano Azul”, onde o crescimento da economia atingiu patamares jamais sonhados e os índices de desemprego chegaram a quase zero. Um cataclisma, um maremoto de proporções gigantescas, provocado pelo minúsculo e invisível Covid 19, varrendo os empregos, as economias, as empresas e o lucros. Governos tiveram que dispender seus recursos para amenizar a vida das pessoas e dos desempregados. Valores destinados a investimentos tiveram que ser direcionados para a saúde.

Uns dizem que será um ano perdido, irrecuperável, outros mais sensatos, comentam que levará pelo menos algum tempo para reconstituir o “status quo” dos anos anteriores.

Mas dizer que é o fim do mundo empresarial, isso não tem autenticidade.

As perguntas se sucedem umas às outras: o que vai acontecer depois da pandemia do covid 19? Como vou sobreviver aos dias de hoje?

A Revolução Digital

É preciso ter sempre em mente o empreendedorismo, pois ele é a locomotiva  de todos os negócios. Paralelamente a criatividade é a moldura para estes novos tempos.

Num futuro próximo não haverá mais empresas como as de hoje, serão modificadas, reestruturadas, porque novas experiências funcionais aparecerão de forma surpreendentes. Portanto se empresas mudam, as profissões também. Muitas desaparecerão, outras surgirão para atender as novas exigências do mercado.

Os empreendimentos que eram executados em locais externos, passarão a ser feitos em casa, é a própria extensão do “home office”.

Vamos ampliar o que isto representa: funcionários aprenderão a auto gestão, pois trabalhar em casa é um desafio. Ambientes funcionais terão reduções da carga horária, porém com exemplar produtividade.  Um plano horizontal, com amplitude de resultados, pois o trabalho será uma atividade de satisfação.   

Percebe-se que tudo descrito passa pela internet, é a universalidade do mundo digital.

Somos dependentes das infovias existentes! Onde irá nossa dependência após o 5G?  

Vivemos na tecnologia da era digital, conectados, administrando negócios, nossos veículos sendo dirigidos. Médicos exames laboratoriais e cirurgias on-line!

Isso é o começo da revolução digital.

Marketing nas Mídias Digitais

As redes sociais proporcionam acesso às informações em tempo integral. As mídias sociais abrangem as nossas comunicações. As publicações estão se transformando em digitais. Os canais de televisões têm que se preocupar com a qualidade e o que apresentar, pois o controle remoto comanda o que assistir.

Ora se a rede social é o local onde fazemos contato com os outros., qual a resposta imediata para nos tornarmos conhecidos, assim como os nossos produtos e promoções?

Mas vamos analisar melhor para sabermos mais sobre as redes. Elas têm o nosso cadastro, com nosso nome, sexo, cidade moramos, o que queremos comprar ou vender, nossos gostos, manequim...E continua aprimorando, entrando em áreas como psicologia e até mesmo em nossos pensamentos.

Portanto aventurar-se? Esqueça.

Algumas dicas para obter bons resultados. Lembre-se de que o seu tempo é curto. Como enfrentar o seu produto entre milhões de conversas e de anúncios bem estruturados? Importante é determinar seus objetivos e ao mesmo tempo avaliar seus recursos.

Conhecer o seu público, sabendo como e quem você quer atingir. Não se esqueça da criatividade. E, ter um site é fundamental, pois ali você vai inserir mais detalhes sobre sua empresa e produtos.  Pensar num profissional para ajudá-lo, é recomendável.

Conclusão

“Não estamos passando por uma era de mudanças. Estamos passando por uma mudança de era”.  Portando quando se dá uma dimensão maior a essa nova “guerra” de mercado precisamos acreditar cada vez mais em Deus. Pois não estamos simplesmente “mudando de bairro, de cidade ou de país, mas estamos mudando de universo, porque estamos diante de uma revolução que muda absolutamente tudo”.

E.Prugner


O Empreendedor e o Coronavírus

 O Empreendedor e o Coronavírus

É inegável que vivemos uma situação desafiadora e todo o empenho parece estar para que o mais breve possível possamos superar essa pandemia.

Sabemos que tudo isso passará, mas a grande questão é: quando?

É bem verdade que já há notícias oficiais de uma abertura gradativa do mercado. Porém vamos parar de dar atenção à crise, querer saber quando irá acabar, e talvez acreditar que a crise pode ser um trampolim para o sucesso.

Vamos respirar, ter calma, procurar afastar nossas ansiedades, acreditar em nós mesmos e principalmente acreditar em Deus. É o momento de termos empatia, compreensão e unir nossos esforços.

Porque ser empreendedor é vencer desafios. Agir de forma racional, tendo o foco nas soluções e não no problema.

A realidade

Centenas de vezes nos debruçamos sobre os números das finanças, numa atitude sensata e coerente, mas com certeza as medidas recomendadas já foram tomadas.

Mas o que fazer quando nossas atividades não correspondem às nossas necessidades?

Primeiramente nunca devemos tomar uma decisão sem que tenhamos as informações necessárias.

Há uma verdadeira guerra de informações contraditórias que nada colaboram.  

Busquemos informações em fontes confiáveis. É o momento de lermos entrevistas de pesquisadores, cientistas e especialistas que nos possam esclarecer. Artigos de empresários, de líderes empresariais, mas cuidado com as dicas clichês ou sugestões de pessoas que não tem referências no mercado.

Aproveite para se capacitar. Diversas entidades estão oferecendo cursos gratuitos e online.

Diante de um mercado recessivo, surge o desafio para o empreendedor gerar uma situação, criando um produto novo, um serviço diferenciado ou um aplicativo. 

É o momento da ser criativo, gerando coisas novas e ao mesmo tempo abandonando coisas velhas, porque fazer mudanças, é renunciar, sentir a necessidade da ruptura e criar uma nova postura.

As ideias começam a surgir, a imaginação sobrepõe às dificuldades e mais do que nunca é preciso concentrar-se na ideia certa. É visão e ação.

Oportunidades

Ficar em casa, trabalhar em casa...

Ao mesmo tempo que isso nos parece desesperador, é um novo mundo de oportunidades.

Pessoas que tinham suas atividades presenciais, descobriram ferramentas para transformarem em “online”, que podem e estão gerando renda.

Conheço uma professora de Yoga, dando cursos pelo computador. Professores das mais diversas matérias dando aulas. Até mesmo professor de natação. músicos, artesãos, ginastas, artes marciais, e tantos outros que tiveram que se adaptar a este momento.

Os cursos chamados de AED se tornaram comuns e a maioria das escolas, que não podem receber alunos, enviam matérias, exercícios e atividades em geral. Qual será o aprendizado para estes professores num futuro próximo?

Empresários fazendo reuniões, ganhando tempo. Ora fazendo palestras “lives” ou suas vendas.  

Um aplicativo até a pouco tempo conhecido, o “Zoom” hoje virou febre no mundo todo.

E quantos aplicativos estão surgindo agora?

Falamos em vendas, o que seria de restaurantes, que tiveram que adaptar-se a um novo conceito de entrega de comida na porta, antes restritos a “delivery”. 

Doceiras que dependiam do cliente ir até suas lojas ou vendendo da forma presencial, colocaram em suas redes sociais fotos de seus produtos, vendem pelo computador e fazem a entrega na casa do cliente.

O que está acontecendo com o mercado? A valorização da pequena empresa. Hoje veem-se cidades apoiando o movimento do “compre nas pequenas empresas de seu bairro”.

Em Orlando, várias organizações de bairro estão incentivando as empresas chamadas de lar durante o surto de coronavírus. Já está se tornando conhecido o movimento denominado “Os distritos da rua principal”. São 11 zonas de uma iniciativa da cidade de Orlando como parte de seu departamento de desenvolvimento econômico, e estão se tornando criativos em como fornecer essa ajuda e criando até cupons e comprovantes que beneficiam tanto o comprador como o empreendedor.

O que virá amanhã

Haverão mudanças inimagináveis. Empresas que antes eram contrárias ao “home service” estão reavaliando este posicionamento senão a curto prazo, a médio prazo.  Porque isso representa economia de espaço e de tantas outras despesas. Por outro lado, o funcionário terá que se organizar, aprender como lidar com essa novidade e terá também seus benefícios.

As experiências explanadas acima de atividades “online” serão avaliadas e se transformarão em fontes de renda.

Pois em momentos difíceis pessoas e empresas vencem, e outras fracassam, pois tudo depende de como focar e da visão do mercado!

Os jovens que no Brasil tem dificuldade do primeiro emprego, terão novas oportunidades do aprender “home office” e do empreendedorismo para gerarem sua própria renda.

Como esse tempo é fantástico, provocou quebra de paradigmas e apresenta um cenário no qual as transformações remodelam os conceitos sobre as atividades empresariais.

Eprugner.

 

Fonte de referencia: Gilclair Regina, do livro de sua autoria: Empreendedorismo.

Publicado na Revista Linha Aberta – edição Maio 20