Quem sou eu - Nasci em São Paulo, e adotei Curitiba desde criança, pois adoro esta cidade.

segunda-feira, 2 de março de 2020

TENDÊNCIAS: IMAGINANDO UMA NOVA DÉCADA



TENDÊNCIAS:  IMAGINANDO UMA NOVA DÉCADA
Introdução
Conhecer o futuro pode ser uma vantagem competitiva, principalmente no mundo dos negócios.

Não é de hoje a frase: “o mundo está mudando numa velocidade incrível”. Portanto, renovar-se e ter o conhecimento das transformações que surgirão é fundamental. 

Os conhecimentos antropológicos, ajudam-nos a procurar entender os acontecimentos da década anterior, para que de alguma forma, possamos identificar as visões sobre o futuro.

O prefácio de uma década – 2011 / 2020
O mundo mudou, a tecnologia não somente criou novas ferramentas como aproximou pessoas e permitiu que a informação impactasse a todos.
As conexões ficaram mais rápidas, a tecnologia G4 possibilitou a todos terem a internet de alta velocidade em nossas mãos, e o início da era do G-5 nos levará além das fronteiras de nossos atuais conhecimentos, trazendo novos desenvolvimentos da imagem, da comunicação e da velocidade da informação,

Estamos em plena 4ª Revolução Industrial, onde a inteligência artificial, a nano tecnologia e a robótica passam a fazer parte do processo produtivo e do nosso dia a dia.

Hoje vemos aquelas crianças que nasceram e estão crescendo em um mundo conectado e repleto de tecnologia, conhecida por “Geração Z” estarão ligando o passado recente à um futuro imediato. Desconhecem o passado, as invenções que maravilharam as gerações anteriores.

Os impactos que estamos tendo nessa década, quando encerrar, nos levará além das fronteiras de nossos atuais conhecimentos.

Imaginando o futuro

Júlio Verne, quando escreveu “20 Mil Léguas Submarinas”, em 1869, se referiu a um submarino com propulsão atômica. Imaginou o inimaginável para época.
Façamos como Julio Verne, tenhamos a ficção científica em nossa mente quando olharmos pela nossa janela para imaginarmos o “mundo novo”.

Viveremos uma nova década onde a inteligência artificial (AI) comandará a tecnologia e o seu uso será ampliado para todas as áreas. AI fará parte do dia a dia em todas as profissões. Assim todo o profissional deverá estar preparado para usar a AI tanto na sua profissão, como nos negócios.
Em um futuro quase que imediato, será possível encontrar estas e tantas outras ferramentas tecnológicas cada vez mais democráticas e presentes no cotidiano de empresas de todos os portes, permitindo um crescimento exponencial para os pequenos empreendedores.
A proliferação dos chamados “dispositivos conectados” estará em todas as partes; seja em casa, na rua, no trabalho ou nos veículos. 

Enfim, esses sensores inteligentes se conectarão aos celulares agregando as diferentes fontes de informações.

Vamos imaginar a robótica e as máquinas superinteligentes produzindo todos os tipos de bens na indústria, no comércio e nos serviços. Será o fim de muitas atividades, e muitos empregos deixarão de existir.

Mas, haverá mudanças no comportamento humano?

O Desenvolvimento Sustentável
O Desenvolvimento Sustentável assumirá um papel fundamental em nosso futuro, envolvendo o cidadão, a sociedade, empresas, governo e entidades.
Com a união de todos, será possível a intervenção em prol do desenvolvimento conjunto, sustentável, levando em consideração a inclusão social, o crescimento econômico e a proteção ambiental.
Em todos os segmentos da sociedade, as pessoas estarão voltadas para crescimento pessoal e informações para entender este mundo novo, passaremos a interagir de forma positiva com a comunidade e encontrar o Desenvolvimento Sustentável.
Essa mudança de atitude, levará em conta as suas repercussões sociais, econômicas e ambientais, conduzindo a soluções de problemas como a erradicação da pobreza extrema, a redução das desigualdades sociais, uma melhor distribuição de renda, e a proteção do planeta.
Teremos uma nova forma de vida e as viagens espaciais já não serão mais um sonho distante, e conviveremos com tantas outras tecnologias, como carros voadores e autônomos, energia solar e eólica.

Sonhos? Imaginação?
Não, O Desenvolvimento Sustentável, como é chamado ODS, faz parte de um documento assinado por 193 países no qual firmaram a Agenda 2030, é um plano de ação para as pessoas, prosperidade, planeta, parceria e paz.

É necessário o comprometimento com uma aprendizagem permanente, a fim de conseguirmos progressos nessa agenda transformadora, pois temos pela frente uma nova década: 2021 está chegando!

Que Deus ilumine e proteja a humanidade!

E. Prugner

(*) antropologia, à ciência que estuda a espécie humana, tendo em conta a sua origem, desenvolvimento (físico, social, cultural), modo de agir, peculiaridades raciais, costumes, crenças etc.


Nenhum comentário:

Postar um comentário