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segunda-feira, 2 de março de 2020

Marketing: A crise e as pequenas empresas.

Marketing: A crise e as pequenas empresas.

Perspectivas para 2020. 



Ah se tivesse uma bola de cristal ...


Muitos empresários, principalmente os de pequenos negócios, pensariam dessa maneira: como será 2020? 


Com tantas notícias contraditórias, é capaz de imaginarmos e temermos uma grande crise.


A Europa está em crise:  A França está paralisada, a Alemanha está em recessão, a Espanha, nem se fala e Itália está mais preocupada com os imigrantes. No oriente, a Rússia ameaça, o Japão é parceiro dos americanos e a China diminuiu sua capacidade produtiva. E todos os dias, em manchetes, falam das demandas existentes entre EUA e China. Isso sem falar no continente sul-americano, onde está incluído o Brasil.
As grandes empresas quebram a ponta de seus lápis, em cálculos, em previsões, recontam estoques...

Crise, que crise? 
Mas esperem... aonde estamos?
Então vamos olhar pela janela, assim dizia Peter Drucker, e ver o que realmente está acontecendo.

Onde estamos?
Na Flórida, o Shunshine State, a Terra do Sol. O terceiro maior estado dos Estados Unidos com o quarto maior PIB. Tem uma das melhores indústrias turísticas global, senão hoje, a maior. Melhores e mais bonitas praias, chamativas mesmo no inverno, mantendo temperaturas agradáveis. Indústrias das mais diversas, nas áreas de saúde, tecnologia, aeroespacial e militar. Isso sem contar a indústria da construção, hoje considerada a mais ativa do país e em crescimento. As melhores escolas estão nesse estado.

Os imigrantes que aqui chegam, vem em busca de uma melhor qualidade de vida e de oportunidades para realizarem os seus sonhos. Milhares de pessoas, mudam-se por ano, para a Flórida. 
Essas famílias irão consumir, comprar carros, seus filhos frequentarão as escolas e comprarão ou alugarão casas.

Os números
Mais de 130 milhões de turistas/ano visitam o Sunshine State, e cada um traz no mínimo 1.000 dólares que irão gastar em hotéis e alugueis de casa, passeios, lanchonetes e restaurantes, parques temáticos e praias, navios de turismo, locação de carros, além de compras, muitas compras nos outlets. Só neste setor, as pequenas empresas são as protagonistas.

Indústrias tecnológicas e de saúde, promovem o desenvolvimento da pesquisa, da inovação e de novas tecnologias. Geram empregos com melhores remunerações, ampliam o mercado de trabalho com especializações. Mais de 4 bilhões de dólares estão sendo investidos nessa área nos próximos 3 anos. Necessitam a participação de pequenas empresas como fornecedores. 

Indústria da construção é maior empregadora e sua rede produtiva abrange uma centena de atividades, beneficiando, principalmente as pequenas empresas. A tendência é um crescimento maior para os próximos anos.

Não podemos deixar de lado a parte de investimentos em infraestrutura, são visíveis.  Exemplificando o “trem bala” que ligará Miami a Orlando e Tampa, investindo 3,5 bilhões de dólares nos próximos 3 anos. E continuará gerando empregos e negócios.
A taxa de desemprego, na Flórida, é inferior a 3,6% ao ano e o crescimento de emprego futuro, em 10 anos, será de superior a 50%.

Marketing, a pequena empresa preparada para 2020
Temos as informações necessárias para planejarmos o futuro, sem que precisemos da bola de cristal e encerrarmos 2020 com prosperidade.

Portanto não nos é difícil prevermos o futuro, mas quando Peter Drucker, numa palestra, falou sobre isso. Houve um frisson na plateia.

Mas também não é fácil!

As pequenas empresas devem utilizar instrumentos para terem uma visão clara do ano. Os bons resultados serão atingidos com um bom planejamento.
O nosso planejamento deve analisar cada produto, sua rentabilidade, o tempo de prateleira e o tempo a ele dispensado, além de como está sendo feita a sua distribuição e a forma de comercialização. Se o valor é condizente com a importância aplicada. E se está atendendo o desejo do nosso cliente, pois ele é o sentido da existência da empresa.

Com todas as respostas positivas o resultado é a permanência do produto ou serviço. 
Para criarmos alicerces no planejamento, algumas perguntas vão
nosauxiliar:

1.    Qual é a sua missão?
Somente uma definição clara da missão “é razão de existir da organização e torna possíveis, claros e realistas os objetivos da empresa. A missão é, em essência, o propósito da organização” (Peter Drucker).  

2.   - Qual o nosso plano?
Planejar e planejar, estabelecendo metas, definindo os resultados e os analisando constantemente. 

A missão não se altera, o que alteramos e revisamos são as metas.
Portanto tenha metas bem definidas e sempre as divulgue.
E ao planejar, inclua a introdução da inovação. É pela inovação que superamos os entraves de mercado e nos aproxima do nosso cliente. Pela inovação criamos uma necessidade ao cliente e com isso atendemos as suas expectativas.

No planejamento devemos analisar os fatos ocorridos nos anos anteriores e conhecer os acontecimentos que ocorrerão em 2020 e nos próximos anos, já de conhecimento público e que influenciarão o mercado. Por exemplo eleições presidenciais americanas.   
 
3.   Quais são nossos resultados?
É atender as metas estabelecidas, analisando o desempenho de cada produto, criando estratégias para vendas e aos produtos.  

4.   Quem é o nosso cliente?
Muitas vezes atiramos para todos os lados, sem sabermos exatamente quem é o nosso cliente. Como poderemos focar nossos produtos/serviços se não conhecemos o cliente?

5.   Qual o valor desse cliente?
É ele quem vai gerar o lucro para empresa.  É a razão da existência do negócio.

Algumas recomendações são importantes, como a utilização de ferramentas para divulgar as atividades da empresa e ampliar os processos de venda, como as redes sociais e o web site.
Sempre lidere e comande a sua empresa, instruindo e educando sua equipe para que façam parte ativa da empresa.
E sempre faça a abordagem do seu negócio a partir do ponto de vista do cliente.

Você no comando, aplicando os princípios do marketing e “suando a camisa” poderá vencer 2020, e ter a visão de um próspero futuro.

Mas não se esqueça também de agradecer. Agradeça aos seus clientes, aos seus funcionários, a sua família e principalmente a Deus.

E.Prugner

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