Quem sou eu - Nasci em São Paulo, e adotei Curitiba desde criança, pois adoro esta cidade.

sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Uma Nova Guerra no Mercado

Uma Nova Guerra no Mercado

Nem H. G. Wells (Herbert George Wells), autor de diversos livros de ficção entre eles “Guerra dos Mundos” (1898), teria a imaginação em escrever o que vivemos no mundo de hoje. Nem mesmo o conhecido cineasta Orson Welles que colocou no ar, numa emissora de rádio, em 1938, a “novela” Guerra dos Mundos e apavorou meia Estados Unidos, causaria tanto pânico como o coronavírus. 

Começava o mundo a caminhar, em progresso, para o século XXI, quando foi barrado abruptamente por um vírus, que não se sabe de onde veio, quais são suas reais causas e como eliminá-lo, já que havia dominado o planeta.

Foi acompanhado por uma imprensa, inescrupulosa, que trouxe notícias alarmantes, contraditórias e infundadas. Conduzindo as populações à acreditarem numa catástrofe de final dos tempos.

Repetimos: “o mundo mudou”!

Os relacionamentos interpessoais e os conceitos empresariais estão sofrendo mudanças num processo rápido com adaptações empíricas. Os resultados são imprevisíveis e que na verdade se transformarão num efeito dominó, em mudanças jamais ocorridas na História da humanidade.

Restaurantes fecharam suas portas, pois ninguém mais se sentava em suas mesas. Mercados tradicionais pediram concordata, e o que falar de grandes lojas e de empresas que simplesmente faliram?

Quando tudo parecia um oceano azul, parafraseando W. Chain Kim e Renée Mauborgne – autores do best-seller “Estratégias do Oceano Azul”, onde o crescimento da economia atingiu patamares jamais sonhados e os índices de desemprego chegaram a quase zero. Um cataclisma, um maremoto de proporções gigantescas, provocado pelo minúsculo e invisível Covid 19, varrendo os empregos, as economias, as empresas e o lucros. Governos tiveram que dispender seus recursos para amenizar a vida das pessoas e dos desempregados. Valores destinados a investimentos tiveram que ser direcionados para a saúde.

Uns dizem que será um ano perdido, irrecuperável, outros mais sensatos, comentam que levará pelo menos algum tempo para reconstituir o “status quo” dos anos anteriores.

Mas dizer que é o fim do mundo empresarial, isso não tem autenticidade.

As perguntas se sucedem umas às outras: o que vai acontecer depois da pandemia do covid 19? Como vou sobreviver aos dias de hoje?

A Revolução Digital

É preciso ter sempre em mente o empreendedorismo, pois ele é a locomotiva  de todos os negócios. Paralelamente a criatividade é a moldura para estes novos tempos.

Num futuro próximo não haverá mais empresas como as de hoje, serão modificadas, reestruturadas, porque novas experiências funcionais aparecerão de forma surpreendentes. Portanto se empresas mudam, as profissões também. Muitas desaparecerão, outras surgirão para atender as novas exigências do mercado.

Os empreendimentos que eram executados em locais externos, passarão a ser feitos em casa, é a própria extensão do “home office”.

Vamos ampliar o que isto representa: funcionários aprenderão a auto gestão, pois trabalhar em casa é um desafio. Ambientes funcionais terão reduções da carga horária, porém com exemplar produtividade.  Um plano horizontal, com amplitude de resultados, pois o trabalho será uma atividade de satisfação.   

Percebe-se que tudo descrito passa pela internet, é a universalidade do mundo digital.

Somos dependentes das infovias existentes! Onde irá nossa dependência após o 5G?  

Vivemos na tecnologia da era digital, conectados, administrando negócios, nossos veículos sendo dirigidos. Médicos exames laboratoriais e cirurgias on-line!

Isso é o começo da revolução digital.

Marketing nas Mídias Digitais

As redes sociais proporcionam acesso às informações em tempo integral. As mídias sociais abrangem as nossas comunicações. As publicações estão se transformando em digitais. Os canais de televisões têm que se preocupar com a qualidade e o que apresentar, pois o controle remoto comanda o que assistir.

Ora se a rede social é o local onde fazemos contato com os outros., qual a resposta imediata para nos tornarmos conhecidos, assim como os nossos produtos e promoções?

Mas vamos analisar melhor para sabermos mais sobre as redes. Elas têm o nosso cadastro, com nosso nome, sexo, cidade moramos, o que queremos comprar ou vender, nossos gostos, manequim...E continua aprimorando, entrando em áreas como psicologia e até mesmo em nossos pensamentos.

Portanto aventurar-se? Esqueça.

Algumas dicas para obter bons resultados. Lembre-se de que o seu tempo é curto. Como enfrentar o seu produto entre milhões de conversas e de anúncios bem estruturados? Importante é determinar seus objetivos e ao mesmo tempo avaliar seus recursos.

Conhecer o seu público, sabendo como e quem você quer atingir. Não se esqueça da criatividade. E, ter um site é fundamental, pois ali você vai inserir mais detalhes sobre sua empresa e produtos.  Pensar num profissional para ajudá-lo, é recomendável.

Conclusão

“Não estamos passando por uma era de mudanças. Estamos passando por uma mudança de era”.  Portando quando se dá uma dimensão maior a essa nova “guerra” de mercado precisamos acreditar cada vez mais em Deus. Pois não estamos simplesmente “mudando de bairro, de cidade ou de país, mas estamos mudando de universo, porque estamos diante de uma revolução que muda absolutamente tudo”.

E.Prugner


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