Quem sou eu - Nasci em São Paulo, e adotei Curitiba desde criança, pois adoro esta cidade.

sexta-feira, 3 de junho de 2016

AO MEU PAI

Uma Homenagem ao Dia dos Pais

Anoitecia,
Poderia ser um dia comum, mas trazia
Nos ponteiros das horas a trágica cena,
Marcada pelo tempo, desde nos meus
 10 anos.  
Dali, daquela varanda, como um espião,
Ou talvez uma testemunha,
Olhava entre lagrimas, o que pouco entendia,
Os passos pequenos, cabisbaixos do meu pai.
Com ele, uma pequena mala, surrada,
Meu pai e eu, tendo ao fundo nossa casa em Santo Amaro (SP)
Levava consigo a vida, atravessando a rua,
Os anseios, o passado e sem futuro.
Rompia os elos de uma corrente
Que outrora ligava as mãos daquele homem,
Que tantas vezes sentia afagar os meus cabelos.
Distanciava o criador da criatura!
Histórias eram contadas,
Algumas ao pé do ouvido,
Outras de aventuras ou de fatos,
Que poderiam ou não ter acontecido.
Correram anos, semanas e dias,
Passaram-se pelos conflitos da adolescência,
Das primeiras  experiências de adulto,
E do ser pai também!
Agora, já não mais naquela varanda,
O via com cabelos brancos, a fronte envelhecida,
Os sinais de doença e,
Sobre seus ombros pesava ainda aquela travessia.
Não percebia, a não ser a idade que nele se via.
Assim, na solidão dos seus dias, deixou-nos...
Agora de vez, libertado das correntes que trazia.

Passados mais tempo do que com ele vivi,
No silêncio do meu eu e olhando o espaço,
O encontrei vagando em meu coração.
Palavras me faltaram, solucei e chorei,
O que nunca tinha chorado.
Queria tê-lo ali comigo...
Olhar seus olhos e sentir sua mão me afagando.
Voltei à varanda do passado,
Ali pedi perdão e soluçando gritei:

“Pai como eu te amo e amei!”

Um comentário:

  1. Muito lindo!! De uma maneira poetica vc conseguiu transmitir seu sentimento, alias, nosso, de saudade,mas nâo sei se dele ou de um pai, porque ele era um pai ausente....
    mas como sempre voce consegue tocar no coraçâo da gente com simples palavras.....bjs

    ResponderExcluir